Luísa Semedo nasceu em Lisboa (2000), iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos no projeto Orquestra Geração. Projeto que promove o desenvolvimento social através da música e é inspirado no “El Sistema”, sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela. Entre 2010 e 2016 realizou diversos estágios de orquestra onde teve a oportunidade de ser chefe de naipe e concertino. Numa fase inicial, a música era apenas como uma atividade extra curricular, mas pouco a pouco foi tornando-se cada vez mais presente a ideia de que fazia parte da sua identidade.
Em 2016 ingressou no curso profissional de instrumentista de cordas e teclas da escola artística de música do conservatório nacional na classe da professora Anne Victorino d’Almeida e posteriormente na classe da professora Sofia Grilo. Na mesma instituição, estudou piano com a professora Cristina Cardoso e viola d’arco com o professor Ricardo Mateus. Em 2020, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde concluiu a licenciatura em violino com um desempenho notável.
Participou em diversas aulas e masterclasses de violino e música de camara orientadas pelos professores Ana Pereira, José Pereira, Augusto Trindade, Anne Victorino d’Almeida, Ricardo Mateus, Ursula Dehler, António Barbosa, Daniel Canelas, Juan Rojas, Anna Tomasik , Alexei Eremin, Paul Wakabayashi, entre outros.
Desde muito cedo que começou a tocar em orquestra, dando uma vasta experiência. trabalhou com maestro como Gustavo Dudamel, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, Ulyses Ascanio, Filipe Coelho, António Saiote, Cesário Costa, Emilio Pomàrico, Jean-Marc Burfin, Bruno Campo, Etienne Abelin, José Olivetti, entre outros.
Em 2015 e 2017 participou no estágio do Sistema Europe Youth Orchestra, realizado em Milão e Atenas, respetivamente, projeto que também é inspirado no “el Sistema” que reúne jovens das várias delegações europeias.
Tem colaborado com diversas orquestras e grupos de câmara tais como orquestra metropolitana, orquestra municipal de Sintra, orquestra sinfónica do Algarve, orquestra sinfonietta de Lisboa, Orquestra Pop Portuguesa, grupo de Música Contemporânea de Lisboa entre outros.
Atualmente, frequenta o 1° ano do mestrado em ensino de violino e classe de conjunto na Escola Superior de Artes aplicadas em Castelo Branco.