Natural de Lisboa, Carolina Van Halderen frequentou a Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, na classe de canto do Barítono Armando Possante. Recebeu o 2º Prémio do 1o Concurso Nacional de Canto Lírico do Instituto Gregoriano de Lisboa.
Licenciou-se em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe da Soprano Sílvia Mateus, tendo trabalhado com Nuno Vieira de Almeida. Participou em diversas MasterClasses e Cursos de Aperfeiçoamento Vocal com Isabel Alcobia, Magna Ferreira, Elsa Cortês, Armando Possante, Rita Novikaite, Lieve Jansen e Jill Feldman. Em Itália, trabalhou com a Soprano Barbara Lazoti, com Silvia Ranalli e o pianista Luigi Pecchia. Neste período aprofundou o estudo e a prática de técnicas de Arte Cénica e Técnica de Stanislavski com Stefania Porrino.
Concluiu o 1º ano do Curso de Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Terminou com distinção o seu Mestrado em Ensino da Música, vertente de Canto no Instituto Piaget de Almada, onde se especializou no Ensino da Expressividade e das Emoções na Voz Cantada.
Apresentou-se publicamente em óperas como “Polliccino”, de Hans Werner Henze, no papel de Irmã do Pollicino; “Dido e Eneias”, de Purcell, no papel de 2ª Bruxa, Feiticeira e Dido; “As bodas de Fígaro”, de Mozart, no papel de Condessa de Almaviva; “Don Giovanni”, de Mozart, no papelde Zerlina; “Cosi Fan Tue”, de Mozart, no papel de Despina; “Auto de Natal” de José Martins com encenação de Carlos Guilherme, no papel de Mendo, entre outras óperas e oratórias. Em Concertos diversos, tem interpretado Bel Canto e ainda obras de Händel, Bach, Mozart, Strauss e Debussy, entre outros.
Tem uma vasta experiência como Professora de Canto e Preparadora Vocal, tendo sido vocal coach de algumas bandas portuguesas. Muitos dos seus alunos ganharam prémios Nacionais de Canto e ingressaram nos melhores Conservatórios Superiores de Música internacionais.
É formadora no ramo da Voz falada e da Voz cantada, tendo já realizado diversas formações a docentes nacionais e internacionais sobre o funcionamento e uso correto da voz.
Foi preparadora vocal e soprano solista do projeto PARTIS “Ópera na Prisão” com o apoio e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.