Cristiana Mota Machado, natural de Braga, iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos na Academia de Música de Vila Verde. Prosseguiu o ensino secundário de Canto no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e é licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo concluído o último ano em Erasmus na Escuela Superior de Canto de Madrid. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música, com especialização em Canto, na Universidade de Aveiro.
Como solista e coralista, apresenta-se regularmente em diversos contextos artísticos, com repertório desde a oratória à ópera. Integrou o coro do Operafest Lisboa em 2024 e 2025, participando nas produções de Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, Don Giovanni e La Traviata e colabora com o Coro Profissional da Orquestra do Distrito de Braga.
Atuou em prestigiadas salas e espaços culturais como o Theatro Circo, o Auditório Vita, a Basílica dos Congregados, a Sé Catedral de Braga, a Casa da Música, o anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, o Mosteiro da Batalha, entre outros.
Como docente dedica-se ao ensino de Canto e à Educação Musical Infantil, tendo lecionado em escolas entre Aveiro e Lisboa.

